segunda-feira, 31 de março de 2014

A Petrobrás em 5 anos lucrou 142 bilhões, mas dizem que está quebrada


Tenho visto nas últimas duas semanas, sequências de ataques incessantes contra a Petrobras. A imprensa anda falando tanto sobre prejuízos que qualquer um pensaria que a empresa está à beira da falência.

Minha esposa um dia desses disse que várias pessoas no trabalho estavam comentando sobre os escândalos envolvendo a Petrobras e de como o Lula e a Dilma estavam quebrando a empresa.

Esse pensamento de que a Petrobras está cada vez pior também vejo ser divulgado por várias pessoas nas redes sociais e por vários veículos da grande imprensa. 

Numa matéria exibida no jornal nacional na última quinta-feira (27), foi mencionado que em 2008 a Petrobras atingiu o valor de mercado de mais de 459 bilhões, mas hoje valeria apenas 185 bilhões. Mostraram um senhor que comprou 18 mil reais em ações e hoje as mesmas valeriam apenas 7 mil reais.


Daí resolvi pesquisar como estaria o lucro da Petrobras nos últimos anos. Se a empresa está em situação tão difícil quanto a imprensa tem mostrado nos últimos dias, eu certamente encontraria um lucro muito baixo ou até prejuízos anuais. Para minha surpresa não encontrei nem uma coisa nem outra.

Abaixo está o lucro da Petrobrás nos últimos 6 anos, segundo informações do G1.

2008: R$ 32,99 bilhões
2009: R$ 28,98 bilhões
2010: R$ 35,19 bilhões
2011: R$ 33,13 bilhões
2012: R$ 21,18 bilhões
2013: R$ 23,57 bilhões


Realmente se percebe que houve uma queda significativa no lucro de 2011 para 2012, mas em 2013 já cresceu um pouco. A Petrobras tem passado por dificuldades, mas em nenhum ano a Petrobrás como um todo operou em prejuízo ou algo próximo disso.

Por fim, já que comentam que o Lula e a Dilma estão quebrando a Petrobras, resolvi pesquisar o lucro da Petrobras antes e depois do Lula. Encontrei o gráfico abaixo neste link, que diverge um pouco dos dados apresentados pelo G1, mas nada muito significativo.


Lula assumiu o governo em 2003. Pelo que podemos notar, o lucro da Petrobras nesse ano foi de 17 bilhões, ou seja, mais do que o dobro de 2002. Como não sei se isso é resultado de investimentos do período FHC ou se foi por alguma decisão específica do Lula, não vou comentar sobre isso. Mas é interessante notar que, com exceção de 2004, a Petrobras em todos os anos seguintes teve lucros maiores que os de 2002 e 2003.

Não sei se os gestores indicados por Lula e Dilma administraram a Petrobras da melhor maneira, mas percebo que a empresa não está tão mal das pernas como a grande imprensa tenta nos fazer crer. É por essas e outras que leio o que sai na grande imprensa, mas não confio em tudo, pois infelizmente há muita manipulação por questões de interesse político dos aliados dos donos desses veículos de imprensa.

Um comentário:

  1. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir