quinta-feira, 6 de março de 2014

Em matéria sobre a greve dos garis de quase 7 minutos, a Globo não entrevista nenhum gari


Acabei de ver uma matéria sobre a greve dos garis no Rio de Janeiro no portal da Globo, o G1.

O interessante é que em quase 7 minutos de reportagem, tiveram tempo de mostrar imagens de uma reunião entre a prefeitura e os grevistas, mostraram a fala do defensor público que intermediou as negociações, mostrou uma longa fala do prefeito, mostrando a sua versão dos fatos, mas não mostrou um único grevista sendo entrevistado.

Após isso passa cerca de 4 minutos mostrando imagens de helicóptero da cidade cheia de lixo. Falam sobre os problemas de tanto lixo espalhado, ficam fazendo estimativas de quantas toneladas de lixo estão na rua e sobre quantos dias a empresa que coleta o lixo levará para limpar tudo. Mas nenhuma única entrevista com os garis é mostrada. Eles são mencionados como se fossem seres estranhos, que estão em outro país, aos quais não se tem acesso algum. 


Pelo visto nos tais "Princípios editoriais da Globo" não deve haver menção alguma sobre entrevistar trabalhadores grevistas durante uma greve. 

Isso me lembra a greve dos servidores das universidades federais, em que a Globo mostrava apenas o lado do governo federal e entrevistas com alunos incomodados com a greve, mas não mostrava uma única entrevista com os funcionários grevistas, nem com alunos que apoiavam a greve. Lembro que levou cerca de 2 meses para a Globo mencionar que os técnicos administrativos também estavam em greve. Até então, só mencionava os professores.

Mais uma vez a Globo demonstra o quanto o seu jornalismo é pobre em qualidade. Aliás, isso sequer pode ser chamado de jornalismo, pois qualquer um com a mínima noção sabe que em qualquer reportagem devem ser entrevistados todos os lados e devem ser mostradas cada uma das versões, para ajudar na formação de opinião do espectador/leitor. Quando a Globo mostra apenas o ponto de vista da prefeitura do Rio, está fazendo um trabalho de assessoria de imprensa da prefeitura e não de jornalismo.

Abaixo segue a matéria mencionada:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/03/garis-trabalham-com-escolta-da-guarda-municipal-no-rio.html

0 comentários:

Postar um comentário