segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Dica de Livro: Muito longe de casa - memórias de um menino soldado


É com muito prazer que recomendo esse maravilhoso livro a vocês.

Ele conta a história de Ishmael Beah, de Serra Leoa, na África, que quando tinha entre 10 e 11 anos de idade, teve de fugir de sua aldeia por causa de uma guerra civil em seu país.

Para sobreviver acabou sendo obrigado a se tornar um soldado aos 13 anos, lutando ao lado do governo contra o grupo de guerrilheiros da RUF (Revolutionary Front United - Frente Revolucionária Unida).

Passou mais de dois anos numa rotina de sobrevivência e matança diária. Matou tantos que perdeu a conta. Também usava drogas pesadas diariamente para esquecer dos problemas.

Saiu da guerra após uma intervenção da UNICEF, que retirou parte das crianças e adolescentes dos fronts de batalha, em acordos com os dois lados do conflito.

O livro mostra a transformação de Ishmael, de um garoto feliz e sorridente que gostava de Hip Hop e de Shakespeare em um assassino frio e cruel, que matava sem a menor piedade. Depois passa por um processo de reabilitação muito difícil, para conseguir se reintegrar na sociedade e deixar o passado de crimes para trás.

É impressionante a lição de vida que Ishmael nos apresenta em seu livro. Ele mostra a possibilidade de um jovem completamente afundado no vício em drogas, viciado na guerra e na violência, voltar a se reintegrar na sociedade. Esse livro me faz crer ainda mais que é possível recuperar os jovens que hoje vivem numa vida de crimes. Nos mostra o quanto perdemos por pegarmos esses jovens e jogá-los em prisões sem a menor estrutura e sem o mínimo de trabalho de reeducação.

Qualquer um que analisasse o estado em que Ishmael se encontrava após ser retirado do front de batalha, acharia que seria impossível recuperá-lo. Acharia que seria mais fácil recuperar um chefe do tráfico no Brasil do que recuperar um menino soldado. Mas o exemplo de perseverança dos funcionários da UNICEF, que não desistiram, mesmo apanhando várias vezes deles, nos mostra que não é impossível recuperar jovens violentos.

É por tudo isso e muito mais que recomendo essa excelente leitura para vocês.
_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Dica de livro: Os arquivos Snowden
Ele conta a história do grande vazamento de arquivos da NSA (Nacional Security Agency), uma agência de espionagem americana, feito por Edward Snowden, um funcionário terceirizado... Mais informações »
Dica de livro: "Corações Sujos" de Fernando Morais
A foto da capa é de um grupo de 7 japoneses que saíram às ruas da cidade de Marília, em São Paulo, armados com espadas para matar o cabo Edmundo, pelo ato de ter limpado as botas... Mais informações »

Um comentário:

  1. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir