segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Video: Como reconhecer uma fotomontagem



O site e-farsas, que há vários anos desvenda farsas divulgadas na internet, produziu um vídeo com uma série de dicas ensinando como reconhecer uma fotomontagem.



Achei as dicas bem interessantes, pois podem ajudar a reconhecer vários tipos de montagens com fotos. 

A dica da busca reversa de imagens é muito importante principalmente para identificar a origem de algumas fotos. Hoje, por exemplo, divulgam muitas fotos que dizem ser do conflito na Palestina, mas que na verdade são da Líbia, da Síria, do Iraque ou de outros locais. Está havendo um grande massacre na Palestina, mas nem todas as fotos divulgadas nas redes sociais são de lá realmente.

Eu resolvi fazer um teste com uma foto, para identificar a origem da mesma. Imaginando que alguém postou a mesma no facebook e afirmou ser de mortos palestinos, eu poderia ir na busca reversa do google e descobrir sua origem.


Abaixo estão alguns dos resultados da minha busca. Rapidamente vi que a foto na verdade foi tirada na Síria e várias notícias relacionadas à foto são mostradas. 



_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

No avião MH-17, que foi derrubado, não havia 100 pesquisadores sobre AIDS
Após a queda do avião MH-17 da Malaysia Airlines na região de Donestsk na Ucrânia, espalhou-se uma notícia pela internet que informava que havia 100 pesquisadores sobre AIDS no avião... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário