sábado, 3 de maio de 2014

A incessante propaganda da inferioridade negra

Concurso Miss Bahia 2013
Dois acontecimentos trouxeram a discussão do racismo com força nas últimas semanas.

Um deles ocorreu no programa do Faustão, quando o apresentador chamou uma das dançarinas da cantora Anitta, Arielle Macedo, de "aquela com o cabelo de vassoura de bruxa", pelo fato de ela usar um cabelo bem volumoso, armado e diferente do padrão liso ou cacheado que tanto se vê na TV.

Dançarina Arielle Macedo.
Outro acontecimento foi o arremesso de uma banana na direção do jogador de futebol brasileiro Daniel Alves num jogo na Espanha. O jogador em resposta pegou a banana do chão, comeu-a e chutou o escanteio.

Jogador Daniel Alves comendo uma banana arremessada no campo.
No caso da piada do "cabelo de vassoura de bruxa" dita pelo Faustão, seria muito legal se isso fosse algo restrito a ele, se apenas ele pensasse ou dissesse algo do tipo. Infelizmente não é. Diariamente presencio comentários semelhantes entre pessoas próximas a mim.

O mais comum desses comentários é o de que o cabelo liso é um "cabelo bom" e o crespo é um "cabelo ruim".

Esse tipo de comentário não é feito apenas por brancos em relação aos negros, mas também entre os próprios negros. Estão tão acostumados a ouvirem coisas assim que acabam aceitando-as como verdades e as reproduzindo.

Todos nós, por muito tempo fomos submetidos a uma grande propaganda da inferioridade negra.

Quase todos, incluindo muitos negros, compraram a idéia de que o cabelo do negro é feio, de que a pele do negro é feia, de que o negro em si é feio. Até as religiões de origem africana são sempre retratadas como se fossem coisas do diabo, maléficas e são retratadas em tom de gozação com muita frequência em programas humorísticos da TV, em novelas e filmes.

Se tornou algo tão enraizado, que chega a ser difícil se livrar desse pensamento. Às vezes até mesmo quem vive criticando o racismo se pega uma vez ou outra proferindo um comentário ou tomando uma atitude que poderia ser considerada racista.

Conheço pessoas que têm vários amigos, amigas e parentes negros, dos quais gosta e convive muito bem com eles. Mas quando não gostam de alguma pessoa de pele negra, mencionam termos como "aquela nega ruim". Mesmo quando gostam da pessoa mencionam frases como "Maria é negra bem preta, mas é gente boa".

É interessante notar que quando estamos com raiva de alguém, logo nos vem a cabeça todas as características que consideramos ruins naquela pessoa. Daí saem palavras como: burro (a), idiota, gordo, anão, vesgo, magrelo, pobre, cafona, feioso, dentre várias outras. Na situação que citei no parágrafo anterior, surge uma nova característica negativa da pessoa: o fato de ser negra. Ela não é apenas ruim, é uma "nega" ruim.

O racismo está enraizado de um jeito, que às vezes alguns nem notam que o que estão fazendo é racista. Agora mesmo, após o episódio do Daniel Alves comendo uma banana no campo, quando o Neymar lançou a hashtag "#SomosTodosMacacos", logo o apresentador de TV Luciano Huck correu para lançar uma camisa com o desenho de uma banana com as frases "#somostodosmacacos", "respeito" e "somos iguais" ao preço de R$ 69,00. Ele se esqueceu do simples detalhe de tirar uma única foto de algum(a) modelo negro(a) na campanha. Ele nem parou para pensar que todos os modelos do seu site "Use Huck" têm pele branca.

A montagem abaixo foi bastante compartilhada nas redes sociais.


A profissão de modelo, tão associada à beleza física tem poucos negros. O negro dificilmente é considerado bonito o suficiente para entrar na profissão, seja como modelo fotográfico ou de passarelas.

Em novembro do ano passado, a empresa Luminosidade Marketing & produções, responsável pela realização dos eventos São Paulo Fashion Week e Fashion Rio garantiu que ia incluir 10% de modelos negras em seu desfiles, após protestos e um acordo firmado com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro. No São Paulo Fashion Week foi necessário um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para obrigar os organizadores a ter 10% de modelos negras no desfile.

EBC - Defensoria Pública firma compromisso para participação de modelos negras no Fashion Rio

Até na TV o racismo acaba sendo escancarado, com novelas como "Amor à Vida" da TV Globo, que tinha praticamente todo o elenco de pele branca. No programa do Faustão é a mesma coisa, pois as bailarinas do seu programa são quase todas brancas.


Diante de tantas mensagens diárias nos dizendo desde pequenos que dificilmente o negro é bonito o suficiente para estar na TV, como pensar diferente? Como não pensar que a pele e os cabelos dos brancos são mais bonitos que os dos negros? Vendo isso a vida toda, como esperar que os negros tenha auto-estima o suficiente para não se verem feios e inferiores?

Para piorar mais ainda a situação, os séculos de escravidão negra que o Brasil viveu, fez com que mesmo depois da abolição da escravidão, os negros tivessem enormes dificuldades de sair da pobreza e da miséria, por causa do baixo acesso à educação de qualidade para os mais pobres, fazendo com que ainda hoje, a maioria dos pobres sejam negros.

Normalmente a população pobre é a que está mais sujeita a tudo de ruim: violência, doenças, desemprego, baixos salários, falta de um bom tratamento de saúde, falta de saneamento básico e também o aliciamento para o crime.

É algo bem lógico. Se a maioria dos criminosos são de origem pobre e a maioria dos pobres são negros, então com certeza a maioria dos criminosos serão negros, que se tornam bandidos não por serem negros e sim por sua condição social. Um branco nascido num lugar muito pobre, tem as mesmas chances de se tornar um bandido que qualquer negro de lá.
Me responda se você discriminaria
O Juiz Lalau ou o PC Farias
Não, você não faria isso não
Você aprendeu que o preto é ladrão
Muitos negros roubam, mas muitos são roubados
E cuidado com esse branco aí parado do seu lado
Porque se ele passa fome
Sabe como é:
Ele rouba e mata um homem
Seja você ou seja o Pelé
Você e o Pelé morreriam igual
Então que morra o preconceito e viva a união racial
(Trecho da música "Racismo é burrice" de Gabriel o Pensador)
Essa lógica que eu demonstrei infelizmente é analisada por pouquíssimas pessoas. O que domina a sociedade é o seguinte pensamento: se a maioria dos criminosos são negros, então a maioria dos negros devem ser criminosos. Por isso devemos temê-los e nos afastar deles.

Com base em tudo isso se formou um estereótipo em torno do negro. O negro tem cabelo ruim, é feio e é bandido. E isso foi passando de pai para filho ao longo de muitas gerações...

Acha que é exagero?

Uma menina que conheço, quando tinha 4 ou 5 anos, disse-me que nos ensaios da quadrilha da escola, um menino não queria dançar com ela. Perguntei o porquê e ela me disse "ele disse que não ia dançar comigo porque eu sou preta". Quem será que ensinou esse menino tão novo a agir de forma racista?
E de pai pra filho o racismo passa
Em forma de piadas que teriam bem mais graça
Se não fossem o retrato da nossa ignorância
Transmitindo a discriminação desde a infância
E o que as crianças aprendem brincando
É nada mais nada menos do que a estupidez se propagando
(Trecho da música "Racismo é burrice" de Gabriel o Pensador)

2 comentários:

  1. É O INVERSO A FF CIA TENTA INVERTER FAZENDO PROPAGANDA QUE OS PONTOS NEGATIVOS DOS NEGROS NÃO EXISTEM E ELES TEM QUE SER ENDEUSADOS MAS SÃO UMA RAÇA ALOGENA CHEIA DE DEFEITOS PROPAGANDA NÃO SE PRECISA ESTÁ APENAS CONSTATANDO O QUE A DEVOLUÇÃO FEZ A RAÇA NEGRA ACABOU COM GRANDES REGIÕES DO PAÍS OUTRORA GLORIOSAS COMO BAHIA RECIFE MA ETC

    ResponderExcluir
  2. QUANDO VC CORTA O FLUXO DE COLONOS HUMANOIDES POS GOLPES ALOGENOS O DNA INFERIOR IRÁ ENGOLIR O SUPERIOR GERANDO HORDAS DE AUSTRALOIDES DEGRADADOS E SEM FUTURO

    ResponderExcluir